Também o espiritual é uma infraestrutura, as desordens psicológicas e espirituais associadas a uma desordem econômica podem, a longo prazo, contaminar as soluções alcançadas no plano da economia, e, igualmente, uma estrutura econômica, por mais racional que possa ser, se for baseada no desprezo das exigências fundamentais da pessoa, traz consigo a própria condenação. (de Emanuel Mouniet – Pai do Personalismo do livro -Filosofia- Idade Contemporânea-Vol. III – Pg. 580)
… no momento mesmo em que os conhecimentos técnicos ampliam o horizonte do pensamento e da ação dos homens, diminuem, no entanto, a autonomia do homem como individuo. a força de sua imaginação, a sua independência de juízo. O progresso dos recursos, que poderiam servir para “dominar” a mente do homem, é acompanhado por processo de desumanização, assim o progresso ameaça destruir justamente a finalidade que deveria realizar, a ideia de homem. (de Max Horkheimer-Pg 727 do mesmo livro acima)
O processo inverso se verifica quando a dependência do hólon do seu controle superior tão forte que ele perde as duas características de identidade. ( do Livro o Fantasma da Máquina de Arthur Koestler, pg 69), Obs,: O que Koestler chama de hólon, tem uma certa semelhançã com o que Leibniz chama de mônada e eu chamo de Agente Inteligente, que para o caso, o hólon, mônada, ou agente inteligente, é o ser humano).
Letra DarkBorg
Considero a segunda letra do Alfabeto Filosófico mais importante.
Ela tem impacto em toda estrutura formada por Agentes Inteligentes.
Inspirada na Letra Inteligência e em dois filmes. Star Wars e Star Trek.
Do primeiro, é o lado negro do fenômeno inteligência para agentes inteligentes. Do segundo, a tendência do fenômeno inteligência transformar agentes inteligentes em Borgs, que são os zangões borges que compões a civilização Borg. Eles não tem individualidade, só existem para a coletividade.
A essência do fenômeno inteligência é por ordem na desordem. Quando agentes inteligentes formam estruturas, o fenômeno continua atuando, tentando por esses agentes em ordem, tentando roubar sua individualidade e por a serviço da estrutura.
Na civilização humana o conceito do símbolo DarkBork pode ser observado em todas as estruturas. Nas corporações, nos estados, no planeta inteiro. Enquanto mais essas estruturas se organizam de acordo com a essência da inteligência, mais roubam a essências dos agentes inteligentes que as compõe.